Agora, para encerrar a série sobre o SIGARPM, veremos como realizar agrupamentos nos registros.
Para a simulação utilizaremos o relatório de títulos a pagar utilizado nos outros artigos.
Iremos realizar o agrupamento por fornecedor.
Clique no botão para exibir a tela de manutenção do agrupamento, conforme imagem abaixo.
Nesta tela é possível clicar no botão para incluir, no botão
para editar e no botão
para excluir o agrupamento selecionado.
Clique no botão incluir o agrupamento.
No campo Expressão determinaremos a expressão que será utilizada como regra do agrupamento. Clicando no botão é possível visualizar os campos disponíveis para serem utilizados no agrupamento, conforme imagem abaixo.
No nosso caso o utilizaremos agrupamento por Fornecedor para isso, basta selecionar o campo Fornecedor e clicar em OK para que a tela fique conforme abaixo.
Se for necessário agrupar por mais de um campo, basta repetir o processo de seleção dos campos.
Na tela do novo grupo também é possível utilizar o check box Quebrar página, como o nome diz esta opção fará com que o relatório quebre a página por agrupamento. A opção Resumo fará com que sejam exibidos apenas os resumos das informações.
Agora que já selecionamos o campo de Fornecedor como expressão do nosso agrupamento é só clicar em Confirmar e depois na opção Finalizar.
Abaixo é possível visualizar o resultado final do nosso relatório. Repare que pelo fato de termos criado um totalizador nos artigos anteriores, o relatório exibe agora também um total por grupo automaticamente.
Só isso galera, até o próximo artigo.
Valeus
Então, mas aparece algum erro quando você tenta utilizar a tabela nessa filial ou simplesmente não aparece os registros que estão cadastrados nela?
Qualquer coisa, envie e-mail para vinicius.gregorio at academiaerp.com.br que fica melhor de te ajudar
Vinicius,
Obrigada pelo retorno! No meu caso a tabela SP6 esta vizivel para todas as filiais menos para FILIAL 27 e gostaria de saber como faço para aparecer na filial 27..
Obrigada
Ana Paula
Olá Ana Paula, tudo bem?
A estrutura de tabelas do Protheus cria tabelas diferentes somente para casos de empresas diferentes. Ou seja, para casos em que somente a filial é diferente, o sistema utiliza a coluna FILIAL da tabela para diferenciar os registros.
Caso a tabela esteja em modo compartilhado, esse campo ficará em branco. Caso ela esteja exclusiva, ele será preenchido com o número da filial que é “dona” do registro.
Se a tabela SP6 está criada na empresa que tem as filiais 26 e 27, ela já está disponível para utilização em todas as suas filiais.
Pessoal tenho uma duvida.
Tenho na filial 21 a tabela SP6 e gostaria de ter a tabela sp6 na filial 27, como faço?
Obrigada
Ana Paula,