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Como derrubar usuário que ficou preso no sistema

Escritor por Kaique Ferreira

Fala galera, muitas vezes os usuários ficam presos no sistema e mesmo derrubando a conexão no Monitor e DBMonitor, continuam sem seus acessos liberados.

Para sanar este problema, criei a seguinte documentação afim de facilitar a agilidade no suporte ao sistema e poupar um grande tempo esperando o timeout derrubar a sessão do usuário com problema.

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Passo a passo

  1. Caso o usuário fique preso em alguma rotina/relatório e mesmo após derrubar o acesso no “Monitor” e posteriormente no DBMonitor não cair a sessão, será necessário conectar no banco de dados SQL Management Studio.
  2. Ao acessar o SQL Management Studio, clique na opção “Monitor de Atividade”5.1
  3. Com o monitor de atividades abertos será necessário clicar em “Processos” e se atentar ao numero de ID e nome de usuário.2
  4. Agora será necessário abrir o “DBMonitor” e localizar o usuário que você derrubou a sessão, porem mesmo assim ficou preso.3
  5. Conforme imagem acima o analista deve se atentar ao numero do SPID na ABA de informação “DB THREAD”, pois essa informação você vai localizar e derrubar no banco de dados SQL.
  6. Agora será necessário ir ao SQL Management Studio no “Monitor de Atividades” na parte de “Processos” e localizar o numero “ID da Sessão” clicar com o botão direito do mouse e “Eliminar Processo”, caso queira consultar a query que esta sendo executada somente clicar em “Detalhes”.4

Espero ter ajudado.

Obrigado pela visita e até o próximo artigo!!!

Sobre o Autor

Kaique Ferreira

Tecnólogo em Processos Gerenciais pela Faculdade ENIAC (Guarulhos/SP), trabalha atualmente como analista de sistemas com o sistema TOTVS Protheus, concluiu um curso de lógica de programação pela T.I educacional, concluiu o curso de Gestão Empresarial utilizando o software ERP Protheus pela IOS (Instituto da Oportunidade Social - TOTVS), concluiu o curso Configuração de Ambientes TOTVS Protheus pela AcademiaERP.

Usuário e admirador do ERP Protheus, ferramenta na qual me identifico e aprendo a cada dia, os módulos que mais conheço são: Compras, Estoque/Custos, Faturamento e Financeiro.

4 comentários

  • Oi Kaique, achei que com esse post meu pesadelo iria acabar, mas infelizmente quando o usuário da um Ctrl+Alt+Del e força a finalização do smartclient mesmo assim ele fica preso. Eu matei o SPID dele no sql, depois fui no monitor e derrubei, e não adiantou.

    Você tem alguma idéia?

    Abraços.

    Rafael Lima.

    • Rafael, em alguns casos eu acesso o servidor do Protheus e vou em:

      Iniciar -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do Computador

      Depois

      Pastas compartilhadas -> Sessões

      Botão direito no usuário e fechar sessão.

      Abraço.
      Rodrigo Oliveira

      • rro.oliveira

        Grato pelo comentário e boa dica.

        Só que já peguei alguns casos que mesmo derrubando a sessão, por exemplo um orçamento especifico das tabelas SL1 e SL2 o usuário não consegue abrir o orçamento, nesse caso não tem o que fazer, somente reiniciando o serviço especifico.

        Att.
        Kaique Ferreira.

    • Opá, fala ai Rafael Lima.

      Nesse caso se você derrubou no DBMonitor e posteriormente fez o procedimento via banco de dados SQL, vai ser necessário reiniciar somente o serviço que o usuário ficou preso.

      Vai ser necessário você fazer o seguinte procedimento:

      Executar o SmartClient e no programa inicial inserir TOTVSMNTLIC, ao acessar você filtra pelo nome de usuário, ao localizar o usuário que ficou preso deve-se atentar ao numero de porta que ele esta, pois você vai parar somente esse serviço.

      Ao reiniciar o serviço não vai constar mais nenhum usuário preso, ou algum processo que o mesmo estava travando.

      Um abraço!

      Att.
      Kaique Ferreira.

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