Configurador

Criação de pergunte

Escritor por Eduardo Biazutto

Neste tutorial vamos aprender a criar o chamado pergunte. Pra quem não sabe, pergunte é aquela tela que preenchemos como filtro nas rotinas e relatórios.

 

A imagem abaixo é um exemplo da tela de utilização de um pergunte. Estas são as perguntas exibidas no relatório de Pedidos de Compra no caminho Relatórios >> Pedidos >> Pedidos de compra.

Pergunte

 

Para acessar a tela de manutenção de pergunte é necessário utilizar o configurador. Na tela de dos parâmetros iniciais devemos digitar SIGACFG conforme imagem abaixo.

 

2

 

No menu do módulo devemos acessar a rotina no caminho Base de dados >> Dicionario >> Base de dados conforme imagem abaixo.

 

3

 

Dentro da rotina clique no símbolo +, em frente ao nome da empresa para expandir as opções da rotina. Depois clique em Perguntas.

 

4

 

Será exibida então uma lista com todos os perguntes já criados.

 

5

 

Caso deseja fazer alguma alteração ou exclusão, é só clicar no botão Pesquisar e digitar o nome do grupo do pergunte para localiza-lo e depois realizar a manutenção que desejar.

 

6

 

Para criação clique no botão Incluir.

 

7

 

A imagem abaixo é a tela de manutenção exibida.

 

8

 

A criação é muito simples.

Fique atualizado, É GRÁTIS!
Cadastre o seu endereço de e-mail e fique por dentro de todas as atualizações da AcademiaERP.
Não enviamos spam.

Vou explicar os principais campos logo abaixo.

 

  • Grupo – Informe o nome do pergunte. Geralmente informamos o mesmo nome da rotina que utilizará este pergunte. Assim a manutenção fica mais intuitiva.

  • Ordem – Define a ordem de exibição das perguntas. Você pode usar as setas do lado esquerdo para subir ou descer a pergunta da linha clicada.

  • Pergunta – É o texto exibido para cada pergunta. No exemplo abaixo o campo pergunta esta preenchido com “Do pedido ?”, uma outra linha esta preenchida com “Até o Pedido ?” e assim por diante.

 

9

 

  • Pergunta Espanhol – Como o próprio nome diz é a tradução para espanhol do campo Pergunta.

  • Pergunta Inglês – Como o próprio nome diz é a tradução para inglês do campo Pergunta.

  • Tipo – Define o tipo do campo, se caracter, se numérico ou data.

  • Tamanho – Define o tamanho do campo. Quantidade de caracteres que podem ser digitados.

  • Decimal – Define a quantidade de caracteres após a vírgula nos campos numéricos.

  • Formato – Define a mascara do campo.

  • Validação – Aqui podemos informar uma formula ou função para validar o preenchimento do campo. Lembrando que essa validação será executada apenas se o cursor passar pela pergunta. Então caso o usuário apenas visualize a tela e clique direto no botão Ok, a validação não será executa.

  • Help – Neste campo escrevemos uma dica a respeito do preenchimento do campo. A dica é exibida na parte inferior esquerda da tela conforme exemplo abaixo.

 

10

 

  • Objeto – Neste campo é informado o tipo do objeto. Existem vários tipos de objetos, mas os mais utilizados são o tipo “Edit” como o campo “Do Pedido ?” e o tipo “Combo” como o campo “Somente os novos ?” na imagem acima.

  • Consulta Padrão(Edit) – Neste campo é possível informar uma consulta padrão para auxilio no preenchimento do campo.

  • Item – Existem vários campos na tela de manutenção das perguntas que começam com o nome Item. Por exemplo, Item 1, Item 1 (Espanhol), Item 1 (Ingles), Item 2, Item 2 (Espanhol), Item 2 (Ingles) e etc.

 

Estes campos servem para definirmos as opções que serão exibidas nas perguntas do tipo de objeto “Combo”. Por exemplo, um campo do tipo combo com as opões “Sim”, “Não” e “Ambos” deverá preencher o campo Item 1 com a opção “Sim”, o Item 2 com a opção “Não” e o campo Item 3 com a opção “Ambos”.

 

Pronto, tendo preenchido todos os campos como deseja, é só clicar no botão Confirmar para gravar as informações. Agora o seu pergunte no Protheus já esta pronto para ser utilizado em sua rotina.

 

Valeus

 

Sobre o Autor

Eduardo Biazutto

4 comentários

Deixe um comentário

Dúvida?