Neste tutorial vamos aprender a criar o chamado pergunte. Pra quem não sabe, pergunte é aquela tela que preenchemos como filtro nas rotinas e relatórios.
A imagem abaixo é um exemplo da tela de utilização de um pergunte. Estas são as perguntas exibidas no relatório de Pedidos de Compra no caminho Relatórios >> Pedidos >> Pedidos de compra.
Para acessar a tela de manutenção de pergunte é necessário utilizar o configurador. Na tela de dos parâmetros iniciais devemos digitar SIGACFG conforme imagem abaixo.
No menu do módulo devemos acessar a rotina no caminho Base de dados >> Dicionario >> Base de dados conforme imagem abaixo.
Dentro da rotina clique no símbolo +, em frente ao nome da empresa para expandir as opções da rotina. Depois clique em Perguntas.
Será exibida então uma lista com todos os perguntes já criados.
Caso deseja fazer alguma alteração ou exclusão, é só clicar no botão Pesquisar e digitar o nome do grupo do pergunte para localiza-lo e depois realizar a manutenção que desejar.
Para criação clique no botão Incluir.
A imagem abaixo é a tela de manutenção exibida.
A criação é muito simples.
Vou explicar os principais campos logo abaixo.
-
Grupo – Informe o nome do pergunte. Geralmente informamos o mesmo nome da rotina que utilizará este pergunte. Assim a manutenção fica mais intuitiva.
-
Ordem – Define a ordem de exibição das perguntas. Você pode usar as setas do lado esquerdo para subir ou descer a pergunta da linha clicada.
-
Pergunta – É o texto exibido para cada pergunta. No exemplo abaixo o campo pergunta esta preenchido com “Do pedido ?”, uma outra linha esta preenchida com “Até o Pedido ?” e assim por diante.
-
Pergunta Espanhol – Como o próprio nome diz é a tradução para espanhol do campo Pergunta.
-
Pergunta Inglês – Como o próprio nome diz é a tradução para inglês do campo Pergunta.
-
Tipo – Define o tipo do campo, se caracter, se numérico ou data.
-
Tamanho – Define o tamanho do campo. Quantidade de caracteres que podem ser digitados.
-
Decimal – Define a quantidade de caracteres após a vírgula nos campos numéricos.
-
Formato – Define a mascara do campo.
-
Validação – Aqui podemos informar uma formula ou função para validar o preenchimento do campo. Lembrando que essa validação será executada apenas se o cursor passar pela pergunta. Então caso o usuário apenas visualize a tela e clique direto no botão Ok, a validação não será executa.
-
Help – Neste campo escrevemos uma dica a respeito do preenchimento do campo. A dica é exibida na parte inferior esquerda da tela conforme exemplo abaixo.
-
Objeto – Neste campo é informado o tipo do objeto. Existem vários tipos de objetos, mas os mais utilizados são o tipo “Edit” como o campo “Do Pedido ?” e o tipo “Combo” como o campo “Somente os novos ?” na imagem acima.
-
Consulta Padrão(Edit) – Neste campo é possível informar uma consulta padrão para auxilio no preenchimento do campo.
-
Item – Existem vários campos na tela de manutenção das perguntas que começam com o nome Item. Por exemplo, Item 1, Item 1 (Espanhol), Item 1 (Ingles), Item 2, Item 2 (Espanhol), Item 2 (Ingles) e etc.
Estes campos servem para definirmos as opções que serão exibidas nas perguntas do tipo de objeto “Combo”. Por exemplo, um campo do tipo combo com as opões “Sim”, “Não” e “Ambos” deverá preencher o campo Item 1 com a opção “Sim”, o Item 2 com a opção “Não” e o campo Item 3 com a opção “Ambos”.
Pronto, tendo preenchido todos os campos como deseja, é só clicar no botão Confirmar para gravar as informações. Agora o seu pergunte no Protheus já esta pronto para ser utilizado em sua rotina.
Valeus
[…] de um pergunte dos demais programas no configurador, caso ainda não conheça o procedimento clique aqui e veja o tutorial a […]
[…] processo é similar à definição de pergunte no configurador. Caso não saiba como fazer, clique aqui e visualize o nosso artigo a […]
[…] processo é similar à definição de pergunte no configurador. Caso não saiba como fazer, clique aqui e visualize o nosso artigo a […]
[…] ai pessoal, já vimos como criar o perguntes manualmente no artigo “Criação de Pergunte”, mas desta vez veremos como fazer isso utilizando a função […]