Dicas Rápidas Ferramentas Protheus

Criando relatório simples com SIGARPM

Escritor por Vinícius Moreira

 

Neste tutorial iremos aprender a criar um relatório simples com o SIGARPM.

 

SIGARPM é uma ferramenta padrão de desenvolvimento de relatórios do Protheus. Acessar este programa é muito simples. Ao executar o Protheus preencha o campo de programa inicial com a palavra SIGARPM, conforme imagem abaixo.

 

1

Informe usuário e senha e avance nas telas até chegar na imagem abaixo. Onde selecionaremos a opção Criar novo relatório.

 

2

 

No RPM devemos ter uma tabela selecionada como tabela principal. No nosso caso selecionaremos a tabela de SE2, que é a tabela dos títulos a pagar.

 

3

 

Na próxima tela não selecionaremos nada, pois o objetivo deste tutorial é explicar um relatório simples de uma tabela apenas. Utilizaremos esta tela para desenvolver um relatório mais avançado no próximo tutorial.

 

4

 

A tela abaixo é onde definiremos a ordem de impressão das informações. Ficam disponíveis as ordens de todos os índices criados para a tabela, então caso não exista a ordem que deseja, será necessário criar um novo índice na tabela (O que só é recomendado fazer em caso de grande necessidade). No nosso caso, vamos ordenar por Fornecedor, Loja, Prefixo, Número do Título, Parcela e Tipo.

 

5

 

A tela de baixo é referente os grupos, que por enquanto não iremos utilizar. Por isso clique em Finalizar.

 

6

 

Depois será exibida a tela de seleção dos campos do relatório. Clicando no símbolo +, serão exibidos todos os campos disponíveis para impressão. Para escolher, basta clicar sobre o campo que deseja e depois clicar na seta apontada para a direita. Para remover, clique no campo do lado direito e depois na seta apontada para esquerda.

 

7

 

Neste exemplo selecionamos:

 

  • Prefixo
  • Número do Título
  • Parcela
  • Tipo
  • Natureza
  • Portador
  • Fornecedor
  • Loja
  • Nome Fornecedor
  • Data de emissão
  • Data de vencimento
  • Valor do título
Fique atualizado, É GRÁTIS!
Cadastre o seu endereço de e-mail e fique por dentro de todas as atualizações da AcademiaERP.
Não enviamos spam.

Na imagem abaixo é possível utilizar a seta pra cima e a seta pra baixo para mudar a ordem dos campos no relatório. Clicando no símbolo semelhante à um papel e caneta, é possível mudar o nome do campo no cabeçalho do relatório, mascara do campo e marcar a opção que seja exibida uma soma daquele campo no final do relatório.

 

8

 

Vamos marcar a opção totaliza para o campo de valor do título.

 

9

 

Clique no botão Confirmar para voltar à tela de seleção dos campos, onde clicaremos no botão Finalizar para continuar o desenvolvimento. Será exibida então a tela onde escreveremos o título do relatório que será exibido no cabeçalho. Por padrão vem com o título Protheus Report Utility.

 

Para este teste, vou utilizar o nome Relatório de Títulos a Pagar.

 

10

 

Na próxima tela informaremos os parâmetros para filtro do relatório. Este procedimento é realizado da mesma forma da criação de um pergunte dos demais programas no Configurador, caso ainda não conheça o procedimento clique aqui e veja o tutorial a respeito.

 

Para facilitar a criação das perguntas no RPM, existe um botão no canto inferior esquerdo, que abre uma tela para escolha de um campo que pode ser usado como modelo para preenchimento da pergunta.

 

11

 

Utilizaremos apenas o filtro “Título de?” e “Título ate?”, preencha os campos conforme imagem abaixo e clique em Finalizar.

 

12

 

Na próxima tela serão exibidos campos para configuração de detalhes de impressão e um campo muito importante com nome de “Filtrar Filial”, caso este campo esteja marcado, o relatório exibirá apenas os títulos da filial logada, se não mostrará os títulos de qualquer filial.

 

Por se tratar de ambiente de teste, tenho apenas uma filial na minha base, mas de qualquer forma deixarei o campo “Filtrar Filial” desmarcado e a opção para geração do relatório no formato paisagem.

 

13

 

Na próxima tela é onde indicaremos o que as perguntas criadas anteriormente filtram. Não basta apenas criar uma pergunta com o nome de “No Titulo de”, é necessário indicar para o sistema qual campo da tabela SE1 esta pergunta utiliza.

 

Para isso, clique no símbolo + em frente à palavra “SE2 – Contas a Pagar” e selecione o campo “No Titulo”, que é o campo que utilizaremos no filtro, depois no botão Adicionar. Clique no símbolo + em frente à palavra “Operador” e selecione a opção “maior ou igual a” e clique em adicionar. Depois cliquei no símbolo + em frente à palavra “Parametro” (Sem acento mesmo), selecione o campo “No Titulo de” e clique em Adicionar.

 

Pronto agora já adicionamos o filtro referente ao campo “No Titulo de”, para adicionar o campo “No Titulo ate” executaremos o mesmo procedimento mudando apenas a informação do operador de “maior ou igual a” para “menor ou igual a”, mas antes disso é necessário adicionar ao filtro a condição “e” para juntar este dois campos no filtro. O conceito de como utilizar qual operador é mesmo conceito estudado em lógica de programação. Então, antes de sair por ai tentando fazer filtros, é necessário estudar lógica de programação.

 

A imagem da configuração ficará igual à imagem abaixo.

 

14

 

Feito isso, clique em “Confirmar” para visualizar o layout do seu relatório montado, que deve ter aparência similar à abaixo.

 

15

 

Antes de continuar, vamos salvar o relatório para não correr o risco de perder todo o trabalho. Clique no botão “Salvar”

 

16

 

Selecione uma pasta no server para salvar as configurações do relatório. No meu caso, criei uma pasta chamada RPM, onde salvo todos. Depois de selecionar a pasta, escreva um nome para o arquivo de configuração e clique em “OK”.

 

17

 

Será então exibida uma tela para configuração de senha para uso do relatório. Se não quiser utilizar senha, basta deixar os dois campos em branco.

 

18

 

Para realizar um teste, basta clicar no botão “Executar” representado pelo símbolo de um raio.

 

19

 

Será exibida a tela de impressão padrão dos relatórios. Onde é possível clicar no botão parâmetros para definição dos filtros e determinar se o arquivo de impressão será salvo no servidor ou na maquina local.

 

20

 

Abaixo segue o exemplo do resultado impresso com a configuração realizada.

 

21

 

É possível adicionar o relatório criado nos menus dos usuários. Caso não saiba como fazer isso clique aqui para visualizar o tutorial sobre manutenção de menus.

 

Valeus.

 

Sobre o Autor

Vinícius Moreira

10 comentários

Deixe um comentário

Dúvida?