Configurador Protheus

Mashups de CEP

Escritor por Caio Abreu

 

Olá usuário da AcademiaERP! Nesse artigo, nós vamos explicar rapidamente e com imagens, o que é Mashup de CEP, como configurá-lo e utilizá-lo. Função muito útil que pode estar presente em diversas rotinas agilizando e evitando erros de usuários.

 

Qual é a função do Mashups de CEP?

 

Ele busca as informações dos Correios e ao preencher o CEP, as informações relacionadas a ele (como Endereço, Bairro, etc) que foram escolhidas na hora do cadastro do Mashups de CEP, serão preenchidas automaticamente. Para usar o Mashups de CEP você deve cadastrá-lo na rotina que você gostaria que ele estivesse presente através do configurador (SIGACFG).

Fique atualizado, É GRÁTIS!
Cadastre o seu endereço de e-mail e fique por dentro de todas as atualizações da AcademiaERP.
Não enviamos spam.

Configuração do Mashups de CEP

 

Nós vamos agora ensinar passo a passo como configurar o Mashups de CEP para uma determinada rotina, no nosso exemplo a de Fornecedores(SA2); com imagens para um melhor entendimento.

 

I- Entre no configurador (SIGACFG); depois vá em Ambiente→Cadastros→Mashups e em seguida em incluir.

11

 

II- Na tela de cadastro do Mashups de CEP vá em Ações Relacionadas→ Mashups, selecione a box do item “Correios – Pesquisa de CEP” e confirme; veja que os campos Mashups, Título e Descrição serão preenchidos automaticamente.

21

 

III- Agora no campo “Alias” você deve informar para qual tabela que o Mashups de CEP será utilizado, no nosso exemplo será a de Fornecedores (SA2); você pode utilizar a pesquisa.

31

 

IV- Em Ações Relacionadas→Parâmetros; Na parte superior “Parâmetros Enviados” será escolhido qual campo engatilhará as informações do Mashups: Você terá que preencher o campo “Origem” com a opção “Sistema”, pois as informações serão adquiridas através do sistema; e em “Campo” deve ser informado onde se localiza o campo “CEP” no seu sistema. E na parte inferior “Retornos Esperados” você selecionará os campos que serão engatilhados com o preenchimento do CEP.

Durante esses preenchimentos a pesquisa estará disponível para auxiliar.

41

 

Agora com o Mashups de CEP cadastrado para o uso durante o cadastro de Fornecedores, vamos mostrar para você como ele funciona na prática.

 

Veja a demonstração de sua funcionalidade na prática:

 

Nós configuramos um Mashups de CEP para a rotina dos Fornecedores, logo seu uso irá se limitar apenas a essa área. Então no módulo de Compras em Atualizações→Cadastro→Fornecedor, vá em incluir; lá, preencheremos um CEP qualquer e ficará desse modo:

51

 

Então vamos em Ações Relacionadas→Mashups e abrirá uma janela onde você deverá clicar no Mashups de CEP que foi cadastrado, se tudo estiver correto aparecerá o símbolo de certo e você poderá dar OK.

61

 

Quando você confirmar, todos os campos que foram cadastrados no retorno do Mashups serão preenchidos automaticamente utilizando as informações dos Correios, veja:

71

Fique atualizado, É GRÁTIS!
Cadastre o seu endereço de e-mail e fique por dentro de todas as atualizações da AcademiaERP.
Não enviamos spam.

Conclusão

Como nós vemos esse recurso do Protheus 11 facilita e agiliza muito os processos onde está presente, engatilhando todas as informações dos campos relacionados ao CEP com as informações adquiridas pelos Correios, ou seja, ele também acaba evitando qualquer possibilidade de erro de digitação do usuário manuseando o sistema.

Espero que tenha entendido como o Mashups de CEP pode ser útil, qualquer dúvida ou sugestão basta enviar nos comentários. Obrigado e até o próximo.

 

Sobre o Autor

Caio Abreu

Dúvida?