Dicas Rápidas Ferramentas

Outras funcionalidades do TOTVS Development Studio

Escritor por Vinícius Gregório

 

Continuando o artigo Utilização do Development Studio, vamos ver um pouco mais sobre as funcionalidades (Inspetor de Objetos, Desfragmentador de Repositórios, Geração de Atualização, Atualização de Repositório e Assistente de Código) disponíveis no TOTVS Development Studio e como utilizá-las.

 

TOTVS DevStudio

 

Inspetor de Objetos

 

O Inspetor de Objetos é uma funcionalidade criada para listar os arquivos de código-fonte e as funções compiladas dentro de um Repositório de Objetos (RPO).

 

Para acessar essa funcionalidade, vá no menu Visualizar > Inspetor de Objetos ou acesse através do ícone: 

 

 

Após iniciar essa função, a IDE irá solicitar um usuário e senha com acesso de administrador no ambiente selecionado. Lembrando que, as funções listadas são as disponíveis no repositório desse ambiente, conforme configurado em seu TOTVS DevStudio.

 

 

No término da função, uma nova janela ou aba será apresentada com algo parecido com a listagem acima (dependendo do seu repositório). Você pode ampliar (clicando no “+” ao lado do nome do fonte) e visualizar as funções existentes dentro desse arquivo.

Fique atualizado, É GRÁTIS!
Cadastre o seu endereço de e-mail e fique por dentro de todas as atualizações da AcademiaERP.
Não enviamos spam.

Utilizamos com frequência essa funcionalidade para verificar se determinado fonte está compilado ou não em um repositório.

 

Desfragmentador de Repositórios

 

Com o tempo e diversas compilações depois, um repositório de objetos tende a crescer em tamanho e, consequentemente, seu acesso fica mais lento. Isso ocorre porque, nem sempre, a IDE realiza a compilação visando a organização das novas funções dentro do RPO.
Para acessar o Desfragmentador de Objetos basta ir em Ferramentas > Desfragmentar Repositório.

 

Ao acessar essa função, o TOTVS DevStudio vai solicitar as credenciais de um usuário administrador no ambiente selecionado. Durante o processo é possível visualizar uma barra de progresso na parte inferior da IDE e esse processo pode demorar um tempo, dependendo do tamanho atual de seu RPO.

 

Após a execução desse procedimento, os fontes dentro do repositório estarão reorganizados e o tamanho terá diminuído consideravelmente (acredite!), tornando o acesso às rotinas muito mais rápido.

 

Geração de Atualização

 

 

Para acessar a Geração de Atualização, vá em Ferramentas > Geração de Atualizações.

 

Os patches são arquivos utilizados pelos desenvolvedores para distribuir funcionalidades desenvolvidas de forma prática, fácil e segura. Ao gerar um arquivo de patch você pode selecionar um ou mais dos fontes compilados e gerar um único arquivo que será aplicado posteriormente em outro Repositório, adequando-o assim para a utilização da funcionalidade criada.

 

Outra característica dessa técnica é que o seu código-fonte não fica expostos, sendo que a pessoa que vai aplicar o patch verá somente um arquivo e não o seu código.

 

Para gerar um patch, basta acessar a função, selecionar qual o ambiente na caixa de seleção na parte superior (esse é o RPO origem do patch), selecionar um mais arquivos de código-fonte do lado esquerdo, passá-los para o lado direito através dos botões de controle no meio da tela.

 

Após terminar esse processo, confirme a pasta onde o patch será salvo através da caixa de seleção na parte inferior da janela. Essa seleção de diretórios se baseia no “Protheus_DATA” do ambiente selecionado.

 

Se tudo estiver certo, você pode clicar no botão OK e a IDE irá gerar o patch no lugar desejado 🙂

 

O arquivo gerado terá o mesmo nome do arquivo de seu RPO (no meu caso, tttp01) com a extensão “.ptm

 

Outra possibilidade é gerar um patch com todos os fontes de um determinado projeto (.PRJ). Para isso, clique na aba “Gerar por Grupo de Projeto” e selecione qual o arquivo do projeto através do botão “Adicionar”. Após confirmar os projetos que irão integrar o patch, clique em OK e pronto!

 

Atualização de Repositório

 

 

Para acessar a Atualização de Repositórios, vá em Ferramentas > Atualização de Repositórios.

 

Da mesma forma como podemos gerar o arquivo de patch (.PTM), a IDE também nos permite aplicar um arquivo de patch ou update (disponibilizados pela TOTVS) no repositório de um ambiente.

 

Para realizar o procedimento, basta colocar o arquivo que desejamos aplicar em uma das pastas do Protheus_DATA do ambiente alvo e, com a tela de seleção acima, selecionar o arquivo correto e clicar em OK.

 

Caso algum arquivo do patch ou update esteja com data anterior ao já existente no repositório, uma mensagem de confirmação será exibida para o usuário, perguntando qual ação deve ser tomada (sobrepôr, ignorar…).

 

Assistente de Código

 

 

O Assistente de Código é uma ferramenta disponibilizada dentro da IDE que facilita o processo de criar novos fontes. Funciona como um pacote de exemplos básicos de rotinas, mas esses exemplos já ajudam muito (principalmente quem está começando a programar).

 

Para acessar a Atualização de Repositórios, vá em Ferramentas > Assistente de Código.

 

Ao acessar essa funcionalidade, o usuário terá uma janela, do estilo Wizard (passo-à-passo) para escolher o tipo de rotina que deseja escrever (relatório, cadastro, geração de arquivo texto, importação de arquivo texto e processamento genérico). Ao final dos passos, a IDE gera um novo arquivo (mas não salva) de código-fonte na área de edição para o usuário. A partir dessa estrutura, o usuário pode começar a alterar o fonte de acordo com as suas necessidades.

 

É isso ae! Os principais aspectos de utilização do TOTVS Development Studio foram explicados nesses artigos.

 

Caso tenha dúvidas a respeito, deixe nos um comentário!

 

Abraços

 

Sobre o Autor

Vinícius Gregório

Tecnólogo em análise de sistemas da informação pela Faculdade IBTA (SP), empreendedor da área de TI e consultor Protheus especializado em desenvolvimento AdvPL. Trabalhou em diversos projetos com os módulos de Compras, Estoque/Custos, Faturamento, Contabilidade Gerencial, Field Service/Gestão de Serviços, Financeiro, Gestão de Contratos e Gestão de Projetos. Atua também como desenvolvedor de sistemas web e é usuário fanático de sistemas e softwares open source... (vinicius.gregorio@academiaerp.com.br)

1 comentário

Deixe um comentário

Dúvida?