Banco de Dados Configuração Dicas Rápidas Protheus

Recarregar a lista de tabelas do APSDU

Escritor por Michel Sales

 

Olá pessoal, hoje vou dar uma dica rápida que acaba ajudando no dia a dia dos analistas. Geralmente quando “dropamos” uma tabela pelo APSDU, temos que sair do sistema e entrar novamente para que ela apareça na lista de tabelas.

 

Para não ter que ficar saindo do APSDU e entrando novamente, podemos usar a tecla de atalho Ctrl+T, isso mesmo a tecla de importação de dados. A rotina de importação de tabelas atualiza o link de conexão entre o TotvsDbAccess e o Banco de dados. Veja abaixo o passo a passo.

 

Vamos usar no exemplo a tabela CC2 (Cadastro de Municípios)

 

Primeiro devemos abrir a tabela no APSDU.

 

Open CC2

 

Em seguida fazemos o backup da tabela acessando as opções: Utilitário > Copiar Para ou pressione a tecla de atalho Ctrl+Y.

 

Copiar para

 

Após realizar a copia da tabela, clicamos na opção de “DROP TABLE” que fica em Utilitário ou pressione a tecla de atalho Ctrl+D. Em seguida será apresentada a mensagem de confirmação.

 

OBS: Atenção, não nos responsabilizamos por eventuais perdas de dados ou coisa do gênero.

 

Confirma DROP TABLE

 

Ao confirmar, o sistema irá apagar a tabela do banco de dados. Para criá-la no banco de dados, temos que acessar alguma rotina que utilize a tabela. No nosso exemplo, acessamos o cadastro de clientes SA1.

Fique atualizado, É GRÁTIS!
Cadastre o seu endereço de e-mail e fique por dentro de todas as atualizações da AcademiaERP.
Não enviamos spam.

Ao acessar o cadastro de clientes, o sistema recriou a tabela no banco de dados. Porém se estivermos com o APSDU aberto e tentar abrir a tabela, recebemos a mensagem dizendo que a não foi encontrado a tabela “CC2” (conforme imagem abaixo). Isso ocorre por que o link entre o TotvsDbAccess e o Banco de dados não foi atualizado.

 

NoOpenCC2

 

Como comentei no inicio do artigo, para que possamos abrir a tabela, normalmente temos que sair do APSDU e entrar novamente.

 

Mas ai que vem a dica.

 

Pressione a tecla de atalho “Ctrl+T”, essa combinação de teclas irá abrir a tela de importação de dados conforme imagem abaixo, em seguida clique em “Cancelar” somente para fechar a tela.

 

CTRL+T

 

OBS: Ao acessar a tela de importação de dados, o sistema refaz a conexão com o TotvsDbAccess e atualiza o link com o banco de dados.

 

Agora vamos abrir a tabela no APSDU clicando na opção “Open” ou pressionando a tecla “CTRL+B”Veja que a tabela passa a ser exibida na lista novamente.

 

OpenCC2

 

Em caso de duvidas deixem comentários.

 

Espero ter ajudado !!!

 

Sobre o Autor

Michel Sales

3 comentários

  • Henrique, Bom dia.
    Para aproveitar o DBF copiado da produção, deve-se primeiro efetuar um replace no campo X2_ARQUIVO, de acordo com o código da empresa.
    Exemplo: PadL(X2_ARQUIVO,3)+”990″
    Neste exemplo estou alterando todas as tabelas para serem utilizadas na base de testes “990”.
    Caso ainda haja duvidas, me chame no skype.
    Skype: duhbiazutto
    Abraços.

  • Boa tarde Eduardo,
    Estou realizando importações de tabelas de outra base, para uma base teste, consigo importar sem problemas, mas como são empresas diferentes não consigo ver os dados na minha base teste empresa(990)… sendo a empresa importada, ex: (500)?
    Como faço para visualizar esses dados no MDI, para utilizar as rotinas?

Deixe um comentário

Dúvida?