Dicas Rápidas Ferramentas Programação

Relatórios Dinâmicos

Escritor por Vinícius Moreira

 

E ai pessoal, hoje o artigo é sobre uma ferramenta desenvolvida pelo AcademiaERP e que será disponibilizada para download no final deste artigo: o Relatório Dinâmico.

 

A rotina visa facilitar a extração de dados do sistema através de querys.

 

Tela inicial

 

Nesta tela são exibidos todos os relatórios disponíveis para o usuário logado.

 

Os botões “Usuários” e “Query” são exibidos apenas para usuários do grupo administradores. São essas opções que o administrador utiliza para montar os relatórios e disponibiliza-los para os usuários.

 

1

 

Para executar o relatório, basta seleciona-lo e clicar no OK. Neste momento será exibida a tela de perguntes, caso algum tenha sido configurado. Exemplo imagem abaixo.

 

2

 

Botão Query

Esta é a tela onde os relatórios são montados.

 

3

 

Os relatórios são desenvolvidos com um misto de SQL e variáveis carregadas através de macro execução. Indicamos o que é macro através do caracter $. Abaixo demonstro como ficaria o relatório de uma select no SX5, filtrando apenas o campo X5_TABELA (Atenção, não estamos falando de boas praticas na escrita de querys).

 

4

 

Repare que o conteúdo MV_PAR01 e _CAMPO01 (Disponilizamos variáveis com nome de _CAMPO01 até _CAMPO40), foi colocado entre o caracter $, para que o programa identifique essas informações como variáveis que serão carregadas através de macro execução.

 

Feito isso, clique no botão formulas.

 

A tela será aberta na aba Outros, que é onde indicamos o que é cada macro atraves do campo “Tipo”. Atualmente existem 4 tipos disponiveis, sendo Pergunte, Pre Execução, Pos Pergunte e Memo, mas neste exemplo utilizaremos apenas os tipos Pergunte e Pre Execução.

 

5

 

Então definimos a macro _CAMPO01 como “Pre Execucao”, que são as macros executadas antes de iniciar o relatório e a macro MV_PAR01 como “Pergunte” que são as opções do pergunte.

 

Clicando na aba “Perguntas”, será exibida a tela abaixo para que você configure a tela do Pergunte, o processo é similar à definição de pergunte no configurador. Caso não saiba como fazer, clique aqui e visualize o nosso artigo a respeito.

 

Neste ponto devemos ter atenção ao preencher o campo com título “Obrigatório”, pois nele temos 3 opções, são elas: Sim, Não e Vazio. A opção “Vazio” será explicada em um próximo artigo, as demais o próprio nome indica a condição de preenchimento do campo.

 

6

 

Clicando na aba “Pre Execucao”, será exibida a tela abaixo para que você configure as macros que devem ser executadas antes iniciar o relatório. Neste exemplo utilizaremos as macros de “Pre Execucao” para carregar a variável _CAMPO01 com o conteúdo da função RetSqlName(“SX5”) que serve para pegar o nome da tabela no top connect de acordo com a empresa selecionada. Podemos usar esta opção para diversas finalidades, outro exemplo é que poderíamos colocar na query a opção AND X5_FILIAL = ‘$_CAMPO02$’ e carregar a variável _CAMPO02 com o conteúdo da função xFilial(“SX5”).

Fique atualizado, É GRÁTIS!
Cadastre o seu endereço de e-mail e fique por dentro de todas as atualizações da AcademiaERP.
Não enviamos spam.

Na aba “Pre Execução” também temos o campo com o título “Obrigatório”, marque a opção como Sim.

 

7

 

Após isso, já podemos testar o nosso relatório, basta clicar em Confirmar para gravar as configurações e depois na tela de manutenção das queries clicar em Confirmar novamente. Caso queira, visualizar como ficou a query após a execução de todas as macros, é só marcar a opção do checkbox no canto superior esquerdo conforme imagem abaixo.

 

8

 

No meu exemplo, filtrei no pergunte a tabela L2.

 

9

 

Abaixo é possível visualizar como ficou a query.

 

10

Abaixo a imagem do relatório criado.

11

 

Caso tenha gostado do resultado do seu relatório, é só clicar no botão salvar na tela de manutenção de query para salva-lo.

 

Botão Usuários

 

Uma vez que o relatório foi desenvolvido e salvo. É possível disponibiliza-lo para o usuário clicando no botão Usuários da tela inicial. Os relatórios são disponibilizados por usuário, então a rotina dos Relatórios Dinâmicos pode ficar disponível em todos os menus por default, porque cada usuário visualiza apenas o que o administrador disponibilizar para ele.

 

12

 

A manutenção do cadastro de usuários é similar a qualquer tela de manutenção de registros do sistema, com as opções Incluir, Alterar e Excluir.

 

Se tiver interesse em ter esta ferramenta no seu sistema, basta clicar aqui para fazer o download da patch, do manual e da consulta F3 utilizada pela rotina. Após o download aplique a patch, apende o arquivo “sxb9901_reldin” ao SXB da sua empresa e adicione a função de usuário “ROTINA11” no seu menu, caso tenha dúvidas sobre como adicionar o item ao menu, clique aqui e veja o nosso artigo a respeito.

 

Bom galera é isso ai, espero que tenham gostado. Qualquer dúvida sobre a ferramenta de relatórios dinâmicos, deixe o comentário que respondo assim que possível.

 

Abraço

 

Sobre o Autor

Vinícius Moreira

15 comentários

Deixe um comentário

Dúvida?